bf163efc1ff798f4dde56d1c0731cd4b99293b7d
 
geometeric Graph
Saiba mais 
SOBRE A

revista

Qualis

O LADS ainda não passou pelo processo de avaliação do CAPES para seu enquadramento no Qualis.

Políticas de Seção

Editorial

Seção dedicada a editoriais escritos pelo editor do LADS ou por autores convidados.

Artigos

Esta seção publica exclusivamente artigos em formato de data papers, que apresentem um dataset robusto, predominantemente de dados primários e com métodos científicos que possibilitem sua utilização na produção científica.

Os artigos devem ser encaminhados via a página oficial da LADS e devem ser estruturados utilizando o modelo disponibilizado pela revista, preferencialmente contendo entre 5 e 10 páginas.

Processo de avaliação pelos pares

Os artigos submetidos ao LADS passam por três fases de avaliação durante o processo editorial:

  • Adequação às normas/formato (Editor auxiliar);

  • Avaliação de admissão (Editor);

  • Avaliação de mérito (Revisores anônimos).

A etapa de Adequação às normas avalia se a submissão foi realizada com o modelo/template disponibilizado pela revista e se todos os campos obrigatórios foram preenchidos. Revisa a existência de indicações que possam identificar os autores e verifica a possibilidade de acesso ao dataset que compõem o artigo.

A Admissão avalia se o dataset encaminhado se caracteriza como uma informação primária e que apresenta robustez em termos de volume de dados e de variáveis para se caracterizar como um artigo no formato data paper.

A avaliação de mérito é realizada por membros do conselho científico e/ou por pareceristas externos, de instituições diferentes da do autor, sempre primando pela adequação e experiência do revisor ao tema do artigo. A avaliação é realizada em duplo-cego e a seleção dos revisores é realizada através da consulta do banco de dados da revista, onde contamos com informações disponibilizadas pelos revisores no momento do seu cadastro e/ou por inserções de informações baseadas no currículo Lattes.

 

Visando a celeridade do processo editorial, o revisor tem 48h para confirmar o aceite ao convite de revisão do artigo, que se aceito é liberado automaticamente via sistema eletrônico. Em caso de ausência de confirmação no prazo estipulado, o revisor é informado da retirada do convite e novo revisor é indicado. O processo se repete até que dois revisores confirmem o convite para revisar o artigo.

 

O revisor recebe, juntamente com o artigo, um roteiro de avaliação para padronizar o processo de revisão e tornar a avaliação de mérito balizada entre diferentes revisores. O artigo terá um dos seguintes pareceres: Aceito; Aceito com pequenas correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação e Rejeitar, podendo haver comentários ou não. O processo de revisão e a emissão do parecer é de até 7 dias.

 

Após o recebimento do parecer, cabe ao editor emitir a decisão editorial, considerando as recomendações dos pareceristas e, quando necessário, solicitar novas avaliações para que pareceres divergentes sejam complementados.

 

O parecer final do editor pode ser: Aprovado; Rejeitado; Aprovado com ajustes.

Quando o parecer do artigo for Aprovado, o autor de correspondência é informado e será informado das formas de pagamento da taxa de publicação. O artigo será encaminhado para edição quando houver a confirmação do pagamento da taxa de publicação.

 

Quando o parecer do artigo for Reprovado, o autor receberá uma mensagem do editor, informando a recusa do artigo e, quando disponível, serão encaminhadas as considerações dos revisores.

Quando o parecer do artigo for Aprovado com ajustes, o autor de correspondência receberá uma mensagem do editor contendo a decisão e as avaliações dos revisores. O autor terá 30 dias para retornar o artigo revisado ao LADS e o editor tem um prazo de até 7 dias para Aprovar, Rejeitar ou requerer nova avaliação por pareceristas. O processo se encerra com a tomada de decisão final entre Aprovar e Rejeitar o artigo, sendo o autor comunicado pelo editor.

Foco e escopo

O Latin American Data in Science (LADS) é um periódico multidisciplinar. Tem o propósito de difundir informações armazenadas na forma de datasets para que possam ser utilizados em novas pesquisas e na ampliação da rede de parcerias entre pesquisadores de áreas variadas. O LADS é publicado eletronicamente no formato de publicação contínua (rolling pass), online e de acesso aberto. O LADS utiliza a avaliação em duplo-cego, aceitando data papers em português, inglês e espanhol.

Missão

A missão do Latin American Data in Science (LADS) é:

 Publicar artigos em formato de data papers, que tenham sido resultados de pesquisas científicas de qualquer área do conhecimento

Ampliar o uso de dados previamente coletados, favorecendo a elaboração de novas pesquisas e, consequentemente, novos artigos com diferentes hipóteses e análises

Favorecer o encontro de pesquisadores de diferentes áreas, ampliando as redes de pesquisa e inovação

Periodicidade

O LADS adota o sistema de publicação em fluxo contínuo, conforme tendências internacionais de revistas científicas. Na prática isso significa que a medida de um artigo aprovado para publicação esteja pronto e editado, ele será publicado. 

Política de acesso livre

O LADS oferece acesso livre ao seu conteúdo em formato PDF, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ao submeter um artigo para o LADS o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente ao LADS, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

O conteúdo dos artigos publicados na LADS são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Os autores devem preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.

Taxas para submissão e publicação

Como uma revista de acesso aberto sem custo de assinatura, uma taxa é paga para cobrir os custos associados à publicação. Isto garante que seu artigo será imediata e permanentemente gratuito para todos. A revista não cobra taxa para submissão de artigos para avaliação. Artigos aprovados para publicação serão taxados na seguinte forma:

Artigos com 1500 a 3000 palavras (Brasileiros) - R$ 390,00

Artigos com 3001 a 6000 palavras (Brasileiros) - R$ 600,00

Artigos com 1500 a 3000 palavras (Outras nacionalidades) - $ 100,00 (dólares americanos)

Artigos com 3001 a 6000 palavras (Outras nacionalidades) - $ 150,00 (dólares americanos)

Declaração de Ética na pesquisa e Boas Práticas

O LADS busca cumprir as boas práticas quanto à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, incluindo o plágio e a fraude de dados, são severamente repelidos pela equipe editorial. Os autores que enviam artigos para revista declaram que o conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado, nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Digital Object Identifier System - DOI

O LADS utiliza o DOI em todas as publicações.

Indexação